início.png
Wings_registrado_figura.png
 

SOBRE O PROJETO

WinGs busca incentivar a participação de garotas em áreas voltadas a Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.

A presença masculina predomina nessas áreas e faltam-se referências para meninas quanto à participação feminina, sendo este um obstáculo para que haja mais mulheres estudando e atuando em STEM (do inglês “Science, Technology, Engineering and Math”). Assim, o projeto quer contribuir para a quebra de paradigmas sociais e culturais que levam a menor participação de mulheres na ciência.

arte-sobre-4.gif

O projeto é coordenado pela Profa. Dra. Eng. Vérica Freitas. Participam da equipe a Profa. Dra. Verônica Freitas de Paula e a graduanda em Artes Visuais da UFU Luísa Salomão.

HISTÓRIA

Em 2019, WinGs realizou atividades em Uberlândia- MG, das quais participaram principalmente estudantes de escolas públicas da cidade.

Dentre as atividades, algumas ocorreram na UFU, como o ensino de princípios de programação com bolsistas de Engenharia do projeto, atividades com alunas do PET da Engenharia Biomédica da UFU e apresentação e discussão de ferramentas de acessibilidade desenvolvidas por mestranda da Engenharia Biomédica.

 

Em Uberlândia, foi feita visita à fábrica de refrigerante.

 

Na ESEBA, Escola de Educação Básica da UFU, realizaram-se atividades de inovação e empreendedorismo, bem como troca de vivência cultural, com a pesquisadora Eija-Riitta Niinikoski do Kerttu Saalasti Institute, da University of Oulu - Finlândia.

 
 
 

APOIO

O projeto Women Impacting Girls (WinGs) recebe apoio do Programa de Extensão Integração UFU/COMUNIDADE (PEIC) 2022 conduzido pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (PROEXC/UFU).

Novo Logo PROEXC-01_edited.png
logo-ufu_edited.png
 
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube

CONTATO